Associação Chapecoense de Futebol
Conhecido por Chapecoense, a Chapecoense, Verdão do Oeste, Furacão do Oeste e cujo acrônimo é ACF) é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina. Além do futebol o clube também tem um atividades no futsal, onde já foi campeão estadual por duas vezes. O clube foi fundado em 1973, como o objetivo de restaurar o futebol na cidade de Chapecó, e em apenas quatro anos de existência conquistou o seu primeiro título estadual. Ao todo, o clube ganhou quatro campeonatos estaduais, o último em 2011.
História
O clube surgiu em uma época em que o futebol amador em Chapecó estava adormecido. O município não dispunha mais de clubes como o Atlético Clube Chapecó, o Independente Futebol Clube, o Grêmio Esportivo Comercial, o Guairacá Futebol Clube, entre outros. Alguns desportistas estavam decididos a reativar o futebol em Chapecó, fundando um novo clube. Até que no dia 10 de maio de 1973, na loja de confecção de Heitor Pasqualotto, localizada na avenida Getúlio Vargas, ele e mais Alvadir Pelisser e Altair Zanella, torcedores do Independente, e Lorário Immich e Vicente Delai, torcedores do Atlético Chapecó, resolvem propor a fusão dos dois antigos clubes. Assim nasceu a Associação Chapecoense de Futebol.
A ideia da fusão dos antigos clubes da cidade agradou muitos da cidade e logo ganhou apoio de empresários da região, empolgados com Chapecó tendo um time que representasse a cidade. Um dos principais deles foi Plínio de Nes, influente político da cidade que ofereceu apoio incondicional para erguer o novo clube. Em resumo, a Chapecoense começou a sua história com a ajuda de amantes do futebol de toda a região. O primeiro time foi formado por jogadores da cidade de Chapecó, alguns até exerciam outras profissões além do futebol. O clube começaria suas atividades no futebol com uma vitória no primeiro jogo, 1 a 0 sobre o São José. Mas o que não se esperava era que em apenas quatro anos após a fundação já viria um título a nível de campeonato catarinense.
Em 1977, a Chapecoense venceu o Avaí na final do Campeonato Catarinense por 1 a 0 e comemorou o primeiro título de sua história, conquista que proporcionou que em 1978 e 1979, o time disputasse o Campeonato Brasileiro da Série A, ficando na 51ª e 93ª posições, respectivamente.
A Chapecoense quase conquistou o bicampeonato catarinense em 1978, mas o título ficou com o Joinville, após desistência do Avaí.2 Esse foi considerado um dos títulos mais polêmicos de Santa Catarina.
Aí a Chapecoense começou um período de sua história sem títulos e grandes campanhas. Em 1991 , o bicampeonato escapou novamente diante do Criciúma, quando a equipe perdeu por 1 a 0 a final no Heriberto Hülse. Em 1995 , a Chapecoense vence o Criciúma por 4 a 1 no primeiro jogo da final no Estádio Regional Índio Condá. O jogo de volta no Heriberto Hülse foi polêmico e confuso, com a Chapecoense tendo três jogadores expulsos e o Criciúma tendo 2 jogadores expulsos e levando 7 cartões amarelos. No tempo normal, derrota por 1 a 0 e na prorrogação empate em 0 a 0. Como o regulamento não considerava saldo de gol, o Criciúma ficou novamente com o título.
Porém, a Chapecoense conquistou o bicampeonato em 1996, derrotando na grande final o Joinville. Foram 26 jogos, com 15 vitórias, seis empates e somente cinco derrotas. Na final, a Chapecoense perdeu a primeira partida por 2 a 0 em Joinville, no dia 6 de julho. No jogo da volta, o Joinville recusou-se a entrar em campo, alegando falta de segurança. O título só foi definido em 18 de dezembro, quando ao Verdão venceu por 1 a 0 no tempo normal, e novamente por 1 a 0 na prorrogação.
Nos anos posteriores a Chapecoense passou por uma grande crise. O auge foi no Campeonato Catarinense de 2001, quando a equipe ficou na última colocação e teve que disputar uma seletiva no ano seguinte para poder voltar à elite do futebol catarinense. A final da seletiva foi contra o Kindermann, de Caçador. O empate por 1 a 1 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação deram o acesso a Chapecoense.
Em 2003, por causa de dívidas irresgatáveis, a Associação Chapecoense de Futebol passou a chamar-se Associação Chapecoense Kindermann/Mastervet. O clube usou um velho artifício, amparado pela legislação brasileira, de mudança de personalidade jurídica. Preservou-se a identidade do futebol como produto mercadológico. Além disso, o "novo" clube livrou-se das dívidas monstruosas acumuladas ao longo dos anos. A parceria durou só até 2004, mas foi a base para o ressurgimento da Chapecoense no cenário estadual e contribui para falir de vez o Kindermann.
Após novos tropeços ,em 2005, uma nova direção comandada por diversos empresários do município, assumiu a Chapecoense com o objetivo de reerguer o clube. Em 2006, com Agenor Piccinin novamente no comando técnico, o Verdão conquistou no segundo semestre a Copa Santa Catarina, preparando o time para o ano seguinte.
E em 2007, mesmo novamente desacreditada, a Chapecoense voltou a conquistar o Campeonato Catarinense. Com uma campanha irrepreensível, o time chegou a final contra o Criciúma, vencendo o jogo de ida por 1 a 0 e empatando em 2 a 2 na cidade de Criciúma, levando seu terceiro título estadual. Em 2008 recebeu um jogo histórico na Arena Condá diante do Internacional, válido pela Copa do Brasil.Um jogo disputado, mas o Internacional venceu por 2x0 e passou de fase.
No ano de 2009, o time disputou o Campeonato Catarinense ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Avaí. No segundo semestre do ano, a Chapecoense disputou o Campeonato Brasileiro da Série D e fez uma ótima campanha terminando em terceiro, sendo eliminado nas semifinais para o Macaé.
No primeiro jogo das semifinais, a Chapecoense foi até o Rio de Janeiro e jogou no Maracanã, perdendo por 2x0 para o Macaé, num jogo que antecedeu o clássico Fla-Flu do brasileirão de 2009. Em 2010 o clube foi rebaixado da primeira divisão do campeonato estadual, porém foi mantido na primeira divisão, após o Atlético Hermann Aichinger (Atlético de Ibirama) pedir licenciamento do futebol profissional, ocasionando assim o rebaixamento do time de Ibirama, junto com o Juventus, último colocado da competição. Na Série C daquele ano o time foi classificado para as quartas de final inacreditavelmente. O time era líder, mas perdeu a liderança e terminou a sua participação na competição em 2º, só que ainda havia uma rodada a se realizar e o único resultado que daria a classificação ao time do oeste era o empate entre Caxias e Brasil de Pelotas e o resultado foi 0x0.
Nas quartas de final, o time foi eliminado para o Ituiutaba, empatando por 1x1 em casa e 0x0 fora, sendo que valia o critério de gols fora.
No ano de 2011, com o comando do técnico Mauro Ovelha e com grandes jogadores no time, como Aloísio, Cléverson, Rodolpho, Grolli, entre outros o time desbancou todos os favoritos e conseguiu o seu quarto título estadual, com uma campanha que surpreendeu até o torcedor mais animado. Com o título, a Chape chegou como favorita a conquista da Série C. Na primeira fase conseguiu a primeira colocação no grupo D com alguns altos e baixos na competição, num grupo que ainda contava com o Joinville, Caxias, Santo André e o Brasil de Pelotas. Na segunda fase o time teve uma péssima campanha terminando em 3º, perdendo 2 dos 3 jogos que disputou em casa.
No catarinense de 2012, a Chapecoense começou muito bem a competição. Com um elenco reformulado e com o comando do técnico Gilberto Pereira, que veio para substituir o técnico Mauro Ovelha que foi para o Avaí, o verdão venceu as cinco primeiras partidas (Avaí, Brusque, Marcílio Dias, Camboriú e Figueirense), fato que chamou a atenção da imprensa nacional. Porém depois desses resultados começou uma série de sete jogos sem vitória que tirou o time da zona de classificação as semifinais, causando a demissão do técnico Gilberto Pereira e contratação de Itamar Schulle, que estava no Novo Hamburgo.
Logo no jogo de estreia, o time de Itamar Schulle venceu o Marcílio Dias em casa por 2 a 0 e fez com que o time subisse de rendimento e se classificou em 1º lugar no índice técnico, podendo decidir a vaga contra o Avaí em casa, nas semifinais. No primeiro jogo, o Verdão foi muito bem e na Ressacada, conseguiu até sair vencendo, mas permitiu o empate dos avaianos. No segundo jogo a Chapecoense poderia até empatar que conseguiria se classificar , até saiu vencendo por 1 a 0, mas permitiu a virada do Avaí nos 15 minutos finais. Mesmo assim, a permanência do técnico Itamar Schulle foi confirmada para a Série C. Ainda em 2012, o time disputou a Copa do Brasil, já que foi campeã catarinense de 2011. Na primeira fase encarou o São Mateus, do Espírito Santo e sofreu para se classificar. No jogo de ida derrota no Espírito Santo por 2 a 1. No jogo de volta, vitória por 3 a 1 e classificação para a segunda fase para enfrentar o Cruzeiro. Na primeira partida, com a Arena Condá lotada, a Chapecoense saiu na frente com gol do zagueiro Souza, mas no segundo tempo, permitiu o empate cruzeirense. Já na volta, o time catarinense estava surpreendendo a todos com um ótimo primeiro tempo, que acabou resultando no gol do zagueiro Fabiano, mas o time deu uma cochilada e o Cruzeiro empatou , empate que mudaria a cara do time mineiro para o segundo tempo, onde virou o jogo para 4 a 1 e se classificou.
O ano de 2012 foi histórico para a Associação Chapecoense de Futebol. Após a boa campanha feita no Campeonato Catarinense terminando na 3ª colocação, começou o Brasileirão Série C de 2012 motivada e em meio a muitos jogos terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo B. Na segunda fase jogou contra o Luverdense do Mato Grosso sediado na cidade de Lucas do Rio Verde. O primeiro jogo foi em Chapecó e, com o apoio da torcida a Chapecoense ganha por 3x0 e encaminha sua classificação para a Série B 2013. Na segunda partida em Lucas do Rio Verde foi um jogo muito tenso, que, com um pênalti no final da partida a equipe do Luverdense consegue ganhar a partida por 1x0. Porém foi muito pouco, e a classificação para a semifinal e o acesso ao Brasileirão Série B de 2013 ficou com a Chapecoense.
Houve-se muita festa em Chapecó, e todos os Chapecoenses comemoraram muito a classificação ao lugar em que se joga os 40 melhores times do Brasil.
Estádio [editar]
Arena Condá
A Arena Condá é o atual estádio da Chapecoense. O estádio começou a ser construído em 2008 e terá fim somente em 2012. O estádio terá uma capacidade de 32.000 torcedores quando pronto, 10.000 a mais do que o antigo estádio Índio Condá. Esse novo estádio custará a prefeitura da cidade cerca de R$ 30.000.000. Na inauguração da primeira parte do estádio, a Chapecoense conseguiu uma vitória histórica sobre o Atlético Mineiro por 1x0 na Copa do Brasil de 2010. Foi lá que a Chapecoense foi campeão estadual em 2011. No final de 2011, a diretoria da Chapecoense está disposta a gastar R$ 400.000 para a reforma do gramado, considerado um dos piores do estado, mas como o estádio é do município, a reforma não ficaria pronta até o início do campeonato estadual em 2012 e por isso não houve a reforma.
Últimas temporadas
Série D 2009
Após o término do Campeonato Catarinense de Futebol a Chapecoense inicia o preparo para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com algumas contratações e vendas a Chapecoense chega ao início do campeonato como a favorita do Grupo A9 que contavam com os times de Londrina, Ypiranga e Naviraiense além da própria Chapecoense.
A estreia foi fora de casa contra o Ypiranga em Erechim (RS), o jogo terminou em 0x0. O jogo de estreia em casa foi contra o Londrina, com cerca de 3.000 pessoas no estádio o time venceu por 2x0. Viagem longa para Naviraí (MS) e vitória estrondosa por 3x0 fora de casa e 1° lugar no grupo. A Naviraiense veio a Chapecó e mais uma vez foi derrotada por 3x0 e o jogo nem chegou a terminar pois a Naviraiense teve 4 expulsos e um contundido, como já tinha feito as 3 substituições o jogo terminou aos 25° minutos do 2° tempo. A Chapecoense já estava classificada à 2° fase quando perdeu de 2x1 para o Londrina fora de casa. No último jogo da 1° fase o Ypiranga visita a Chapecoense precisando ganhar para se classificar e a Chapecoense só precisava de um empate para se garantir em 1° no grupo. O jogo foi truncado e debaixo de chuva, mesmo assim a torcida verde e branca compareceu em quase 4.000 pessoas dando um show de alegria para todo o Brasil. O jogo terminou em 4x3 para a Chapecoense dando o 1° lugar ao time e a eliminação ao time de Erechim pois o Londrina havia ganhado da Naviraiense. A Chapecoense enfrentaria o Corinthians Paranaense na segunda fase.
O time foi para Curitiba e fez o se dever excepionalmente ganhando do Corinthians Paranaense de 3x0 deixando assim uma folga para o 2° jogo ja em casa. No jogo em casa a Chapecoense somente adiministrou o 1° resultado e empatou o jogo em 0x0 para se classificar e pegar novamente o Londrina que ganhou do São José-POA e se classificou.
Com a classificação assegurada em cima do Londrina, a Chapecoense pegou o Araguaia, tendo que viajar mais de 25 horas para jogar contra o Araguaia na cidade de mesmo nome, o time venceu por 2x1. No jogo em casa o time perde a invencibilidade pela derrota de 1x0 debaixo de muita chuva, mesmo assim se classificando por causa do gol fora de casa.
Na próxima fase ocorre o jogo histórico de Macaé e Chapecoense no Maracanã, que antecedeu o Fla-Flu do 2º turno do Brasileirão 2009 onde o time perdeu pro Macaé de 2x0. No jogo de volta venceu pelo placar de 3x2 mas não se classificou.
Copa do Brasil 2010
A estréia foi contra o Brasiliense, com vitória por 3 a 0 em SC e derrota por 2 a 1 em Brasília.
Na segunda fase, a equipe enfrentou o Atlético Mineiro. Na ida, a Chapecoense venceu por 1x0 em Chapecó, gol de Sagaz. Na partida seguinte, no Mineirão o Atlético venceu por 6x0.5
Catarinense 2011
Com o rebaixamento no Catarinense de 2010 (onde a Chapecoense depois não foi mais rebaixada devido a desistência do Atlético Ibirama) e a má campanha na Série C também de 2010, o time do oeste catarinese não era cotada como favorita a conquista do Catarinense de 2011. Mas a diretoria parecia estar confiante que 2011 poderia ser um ano pra ficar na história do clube. Trouxe de volta o técnico Mauro Ovelha, vice-campeão catarinense com a Chapecoense em 2009, reforçou o time com algumas contratações.
E o investimento começou a dar resultado logo na primeira rodada, onde a Chapecoense viajou até Florianópolis enfrentar o Avaí e mesmo jogando fora conseguiu uma vitória surpreendente por 2x1 com gols de Aloísio e Marcos Alexandre. No jogo seguinte mais um jogo complicado, a Chapecoenese venceu o forte time do Criciúma por 3x2 depois de estar perdendo por 1x0 e 2x1. Na 3ª rodada jogou fora contra o Imbituba e empatou por 2x2. Seguindo o calendário, a Chapecoense voltou a jogar na Arena Condá, desta vez com o Metropolitano e venceu por 1x0 com gol no fim de Aloísio cobrando pênalti. Na 5ª rodada veio a primeira derrota, jogando contra o Joinville e com um jogador a menos em todo o 2º tempo, o time do oeste perdeu por 2x1. Na 6ª rodada, empate em casa com o Figueirense por 3x3 num jogo emocionante. Depois de sair perdendo, Aloísio com dois gols virou o jogo para o time da casa, mas 1 minuto depois o Figueirense empatou. Mas logo depois Everton Cezar voltou a colocar a Chapecoense na frente, mas 2 minutos depois empatou para o Figueirense novamente. Depois desse jogo, a Chapecoense começou a cair de rendimento. Perdeu para o Marcílio Dias por 3x1. Depois so precisava vencer o clássico contra o Concórdia em casa para garantir a vaga nas semifinais do 1º turno, mas mesmo fazendo gol aos 45 minutos do 2º tempo, permitiu o empate aos 50 minutos. No último jogo somente uma vitória contra o Brusque em casa daria uma vaga para o time verde e branco. E foi o que aconteceu.
Copa do Brasil 2012
A estréia foi contra o São Mateus-ES, com derrota por 2 a 1 em Colatina-ES e vitória por 3 a 1 em Chapecó, classificando para a segunda fase. Na segunda fase, a equipe enfrentou o Cruzeiro-MG. Na ida, a Chapecoense empatou por 1x1 em Chapecó. Na partida seguinte, na Arena do Jacaré em Sete Lagoas o Cruzeiro venceu por 4x1.
Acesso Série B
Em 2012 foi um ano histórico para a Associação Chapecoense de Futebol. Após a boa campanha feita no Campeonato Catarinense terminando na 3ª colocação, começou o Campeonato Brasileiro Série C 2012 motivada e em meio a muitos jogos terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo B. Na segunda fase jogou contra o Luverdense do Mato Grosso sediado na cidade de Lucas do Rio Verde. O primeiro jogo foi em Chapecó e, com o apoio da torcida a Chapecoense ganha por 3x0 e encaminha sua classificação para a Série B 2013. Na segunda partida em Lucas do Rio Verde foi um jogo muito tenso, que, com um pênalti no final da partida a equipe do Luverdense consegue ganhar a partida por 1x0. Porém foi muito pouco, e a classificação para a semifinal e o acesso ao Campeonato Brasileiro da Segunda divisão 2013 ficou com a Chapecoense. Houve-se muita festa em Chapecó, e todos os Chapecoenses comemoraram muito a classificação ao lugar em que se joga os 40 melhores times do Brasil.
Conhecido por Chapecoense, a Chapecoense, Verdão do Oeste, Furacão do Oeste e cujo acrônimo é ACF) é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina. Além do futebol o clube também tem um atividades no futsal, onde já foi campeão estadual por duas vezes. O clube foi fundado em 1973, como o objetivo de restaurar o futebol na cidade de Chapecó, e em apenas quatro anos de existência conquistou o seu primeiro título estadual. Ao todo, o clube ganhou quatro campeonatos estaduais, o último em 2011.
História
O clube surgiu em uma época em que o futebol amador em Chapecó estava adormecido. O município não dispunha mais de clubes como o Atlético Clube Chapecó, o Independente Futebol Clube, o Grêmio Esportivo Comercial, o Guairacá Futebol Clube, entre outros. Alguns desportistas estavam decididos a reativar o futebol em Chapecó, fundando um novo clube. Até que no dia 10 de maio de 1973, na loja de confecção de Heitor Pasqualotto, localizada na avenida Getúlio Vargas, ele e mais Alvadir Pelisser e Altair Zanella, torcedores do Independente, e Lorário Immich e Vicente Delai, torcedores do Atlético Chapecó, resolvem propor a fusão dos dois antigos clubes. Assim nasceu a Associação Chapecoense de Futebol.
A ideia da fusão dos antigos clubes da cidade agradou muitos da cidade e logo ganhou apoio de empresários da região, empolgados com Chapecó tendo um time que representasse a cidade. Um dos principais deles foi Plínio de Nes, influente político da cidade que ofereceu apoio incondicional para erguer o novo clube. Em resumo, a Chapecoense começou a sua história com a ajuda de amantes do futebol de toda a região. O primeiro time foi formado por jogadores da cidade de Chapecó, alguns até exerciam outras profissões além do futebol. O clube começaria suas atividades no futebol com uma vitória no primeiro jogo, 1 a 0 sobre o São José. Mas o que não se esperava era que em apenas quatro anos após a fundação já viria um título a nível de campeonato catarinense.
Em 1977, a Chapecoense venceu o Avaí na final do Campeonato Catarinense por 1 a 0 e comemorou o primeiro título de sua história, conquista que proporcionou que em 1978 e 1979, o time disputasse o Campeonato Brasileiro da Série A, ficando na 51ª e 93ª posições, respectivamente.
A Chapecoense quase conquistou o bicampeonato catarinense em 1978, mas o título ficou com o Joinville, após desistência do Avaí.2 Esse foi considerado um dos títulos mais polêmicos de Santa Catarina.
Aí a Chapecoense começou um período de sua história sem títulos e grandes campanhas. Em 1991 , o bicampeonato escapou novamente diante do Criciúma, quando a equipe perdeu por 1 a 0 a final no Heriberto Hülse. Em 1995 , a Chapecoense vence o Criciúma por 4 a 1 no primeiro jogo da final no Estádio Regional Índio Condá. O jogo de volta no Heriberto Hülse foi polêmico e confuso, com a Chapecoense tendo três jogadores expulsos e o Criciúma tendo 2 jogadores expulsos e levando 7 cartões amarelos. No tempo normal, derrota por 1 a 0 e na prorrogação empate em 0 a 0. Como o regulamento não considerava saldo de gol, o Criciúma ficou novamente com o título.
Porém, a Chapecoense conquistou o bicampeonato em 1996, derrotando na grande final o Joinville. Foram 26 jogos, com 15 vitórias, seis empates e somente cinco derrotas. Na final, a Chapecoense perdeu a primeira partida por 2 a 0 em Joinville, no dia 6 de julho. No jogo da volta, o Joinville recusou-se a entrar em campo, alegando falta de segurança. O título só foi definido em 18 de dezembro, quando ao Verdão venceu por 1 a 0 no tempo normal, e novamente por 1 a 0 na prorrogação.
Nos anos posteriores a Chapecoense passou por uma grande crise. O auge foi no Campeonato Catarinense de 2001, quando a equipe ficou na última colocação e teve que disputar uma seletiva no ano seguinte para poder voltar à elite do futebol catarinense. A final da seletiva foi contra o Kindermann, de Caçador. O empate por 1 a 1 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação deram o acesso a Chapecoense.
Em 2003, por causa de dívidas irresgatáveis, a Associação Chapecoense de Futebol passou a chamar-se Associação Chapecoense Kindermann/Mastervet. O clube usou um velho artifício, amparado pela legislação brasileira, de mudança de personalidade jurídica. Preservou-se a identidade do futebol como produto mercadológico. Além disso, o "novo" clube livrou-se das dívidas monstruosas acumuladas ao longo dos anos. A parceria durou só até 2004, mas foi a base para o ressurgimento da Chapecoense no cenário estadual e contribui para falir de vez o Kindermann.
Após novos tropeços ,em 2005, uma nova direção comandada por diversos empresários do município, assumiu a Chapecoense com o objetivo de reerguer o clube. Em 2006, com Agenor Piccinin novamente no comando técnico, o Verdão conquistou no segundo semestre a Copa Santa Catarina, preparando o time para o ano seguinte.
E em 2007, mesmo novamente desacreditada, a Chapecoense voltou a conquistar o Campeonato Catarinense. Com uma campanha irrepreensível, o time chegou a final contra o Criciúma, vencendo o jogo de ida por 1 a 0 e empatando em 2 a 2 na cidade de Criciúma, levando seu terceiro título estadual. Em 2008 recebeu um jogo histórico na Arena Condá diante do Internacional, válido pela Copa do Brasil.Um jogo disputado, mas o Internacional venceu por 2x0 e passou de fase.
No ano de 2009, o time disputou o Campeonato Catarinense ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para o Avaí. No segundo semestre do ano, a Chapecoense disputou o Campeonato Brasileiro da Série D e fez uma ótima campanha terminando em terceiro, sendo eliminado nas semifinais para o Macaé.
No primeiro jogo das semifinais, a Chapecoense foi até o Rio de Janeiro e jogou no Maracanã, perdendo por 2x0 para o Macaé, num jogo que antecedeu o clássico Fla-Flu do brasileirão de 2009. Em 2010 o clube foi rebaixado da primeira divisão do campeonato estadual, porém foi mantido na primeira divisão, após o Atlético Hermann Aichinger (Atlético de Ibirama) pedir licenciamento do futebol profissional, ocasionando assim o rebaixamento do time de Ibirama, junto com o Juventus, último colocado da competição. Na Série C daquele ano o time foi classificado para as quartas de final inacreditavelmente. O time era líder, mas perdeu a liderança e terminou a sua participação na competição em 2º, só que ainda havia uma rodada a se realizar e o único resultado que daria a classificação ao time do oeste era o empate entre Caxias e Brasil de Pelotas e o resultado foi 0x0.
Nas quartas de final, o time foi eliminado para o Ituiutaba, empatando por 1x1 em casa e 0x0 fora, sendo que valia o critério de gols fora.
No ano de 2011, com o comando do técnico Mauro Ovelha e com grandes jogadores no time, como Aloísio, Cléverson, Rodolpho, Grolli, entre outros o time desbancou todos os favoritos e conseguiu o seu quarto título estadual, com uma campanha que surpreendeu até o torcedor mais animado. Com o título, a Chape chegou como favorita a conquista da Série C. Na primeira fase conseguiu a primeira colocação no grupo D com alguns altos e baixos na competição, num grupo que ainda contava com o Joinville, Caxias, Santo André e o Brasil de Pelotas. Na segunda fase o time teve uma péssima campanha terminando em 3º, perdendo 2 dos 3 jogos que disputou em casa.
No catarinense de 2012, a Chapecoense começou muito bem a competição. Com um elenco reformulado e com o comando do técnico Gilberto Pereira, que veio para substituir o técnico Mauro Ovelha que foi para o Avaí, o verdão venceu as cinco primeiras partidas (Avaí, Brusque, Marcílio Dias, Camboriú e Figueirense), fato que chamou a atenção da imprensa nacional. Porém depois desses resultados começou uma série de sete jogos sem vitória que tirou o time da zona de classificação as semifinais, causando a demissão do técnico Gilberto Pereira e contratação de Itamar Schulle, que estava no Novo Hamburgo.
Logo no jogo de estreia, o time de Itamar Schulle venceu o Marcílio Dias em casa por 2 a 0 e fez com que o time subisse de rendimento e se classificou em 1º lugar no índice técnico, podendo decidir a vaga contra o Avaí em casa, nas semifinais. No primeiro jogo, o Verdão foi muito bem e na Ressacada, conseguiu até sair vencendo, mas permitiu o empate dos avaianos. No segundo jogo a Chapecoense poderia até empatar que conseguiria se classificar , até saiu vencendo por 1 a 0, mas permitiu a virada do Avaí nos 15 minutos finais. Mesmo assim, a permanência do técnico Itamar Schulle foi confirmada para a Série C. Ainda em 2012, o time disputou a Copa do Brasil, já que foi campeã catarinense de 2011. Na primeira fase encarou o São Mateus, do Espírito Santo e sofreu para se classificar. No jogo de ida derrota no Espírito Santo por 2 a 1. No jogo de volta, vitória por 3 a 1 e classificação para a segunda fase para enfrentar o Cruzeiro. Na primeira partida, com a Arena Condá lotada, a Chapecoense saiu na frente com gol do zagueiro Souza, mas no segundo tempo, permitiu o empate cruzeirense. Já na volta, o time catarinense estava surpreendendo a todos com um ótimo primeiro tempo, que acabou resultando no gol do zagueiro Fabiano, mas o time deu uma cochilada e o Cruzeiro empatou , empate que mudaria a cara do time mineiro para o segundo tempo, onde virou o jogo para 4 a 1 e se classificou.
O ano de 2012 foi histórico para a Associação Chapecoense de Futebol. Após a boa campanha feita no Campeonato Catarinense terminando na 3ª colocação, começou o Brasileirão Série C de 2012 motivada e em meio a muitos jogos terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo B. Na segunda fase jogou contra o Luverdense do Mato Grosso sediado na cidade de Lucas do Rio Verde. O primeiro jogo foi em Chapecó e, com o apoio da torcida a Chapecoense ganha por 3x0 e encaminha sua classificação para a Série B 2013. Na segunda partida em Lucas do Rio Verde foi um jogo muito tenso, que, com um pênalti no final da partida a equipe do Luverdense consegue ganhar a partida por 1x0. Porém foi muito pouco, e a classificação para a semifinal e o acesso ao Brasileirão Série B de 2013 ficou com a Chapecoense.
Houve-se muita festa em Chapecó, e todos os Chapecoenses comemoraram muito a classificação ao lugar em que se joga os 40 melhores times do Brasil.
Estádio [editar]
Arena Condá
A Arena Condá é o atual estádio da Chapecoense. O estádio começou a ser construído em 2008 e terá fim somente em 2012. O estádio terá uma capacidade de 32.000 torcedores quando pronto, 10.000 a mais do que o antigo estádio Índio Condá. Esse novo estádio custará a prefeitura da cidade cerca de R$ 30.000.000. Na inauguração da primeira parte do estádio, a Chapecoense conseguiu uma vitória histórica sobre o Atlético Mineiro por 1x0 na Copa do Brasil de 2010. Foi lá que a Chapecoense foi campeão estadual em 2011. No final de 2011, a diretoria da Chapecoense está disposta a gastar R$ 400.000 para a reforma do gramado, considerado um dos piores do estado, mas como o estádio é do município, a reforma não ficaria pronta até o início do campeonato estadual em 2012 e por isso não houve a reforma.
Últimas temporadas
Série D 2009
Após o término do Campeonato Catarinense de Futebol a Chapecoense inicia o preparo para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com algumas contratações e vendas a Chapecoense chega ao início do campeonato como a favorita do Grupo A9 que contavam com os times de Londrina, Ypiranga e Naviraiense além da própria Chapecoense.
A estreia foi fora de casa contra o Ypiranga em Erechim (RS), o jogo terminou em 0x0. O jogo de estreia em casa foi contra o Londrina, com cerca de 3.000 pessoas no estádio o time venceu por 2x0. Viagem longa para Naviraí (MS) e vitória estrondosa por 3x0 fora de casa e 1° lugar no grupo. A Naviraiense veio a Chapecó e mais uma vez foi derrotada por 3x0 e o jogo nem chegou a terminar pois a Naviraiense teve 4 expulsos e um contundido, como já tinha feito as 3 substituições o jogo terminou aos 25° minutos do 2° tempo. A Chapecoense já estava classificada à 2° fase quando perdeu de 2x1 para o Londrina fora de casa. No último jogo da 1° fase o Ypiranga visita a Chapecoense precisando ganhar para se classificar e a Chapecoense só precisava de um empate para se garantir em 1° no grupo. O jogo foi truncado e debaixo de chuva, mesmo assim a torcida verde e branca compareceu em quase 4.000 pessoas dando um show de alegria para todo o Brasil. O jogo terminou em 4x3 para a Chapecoense dando o 1° lugar ao time e a eliminação ao time de Erechim pois o Londrina havia ganhado da Naviraiense. A Chapecoense enfrentaria o Corinthians Paranaense na segunda fase.
O time foi para Curitiba e fez o se dever excepionalmente ganhando do Corinthians Paranaense de 3x0 deixando assim uma folga para o 2° jogo ja em casa. No jogo em casa a Chapecoense somente adiministrou o 1° resultado e empatou o jogo em 0x0 para se classificar e pegar novamente o Londrina que ganhou do São José-POA e se classificou.
Com a classificação assegurada em cima do Londrina, a Chapecoense pegou o Araguaia, tendo que viajar mais de 25 horas para jogar contra o Araguaia na cidade de mesmo nome, o time venceu por 2x1. No jogo em casa o time perde a invencibilidade pela derrota de 1x0 debaixo de muita chuva, mesmo assim se classificando por causa do gol fora de casa.
Na próxima fase ocorre o jogo histórico de Macaé e Chapecoense no Maracanã, que antecedeu o Fla-Flu do 2º turno do Brasileirão 2009 onde o time perdeu pro Macaé de 2x0. No jogo de volta venceu pelo placar de 3x2 mas não se classificou.
Copa do Brasil 2010
A estréia foi contra o Brasiliense, com vitória por 3 a 0 em SC e derrota por 2 a 1 em Brasília.
Na segunda fase, a equipe enfrentou o Atlético Mineiro. Na ida, a Chapecoense venceu por 1x0 em Chapecó, gol de Sagaz. Na partida seguinte, no Mineirão o Atlético venceu por 6x0.5
Catarinense 2011
Com o rebaixamento no Catarinense de 2010 (onde a Chapecoense depois não foi mais rebaixada devido a desistência do Atlético Ibirama) e a má campanha na Série C também de 2010, o time do oeste catarinese não era cotada como favorita a conquista do Catarinense de 2011. Mas a diretoria parecia estar confiante que 2011 poderia ser um ano pra ficar na história do clube. Trouxe de volta o técnico Mauro Ovelha, vice-campeão catarinense com a Chapecoense em 2009, reforçou o time com algumas contratações.
E o investimento começou a dar resultado logo na primeira rodada, onde a Chapecoense viajou até Florianópolis enfrentar o Avaí e mesmo jogando fora conseguiu uma vitória surpreendente por 2x1 com gols de Aloísio e Marcos Alexandre. No jogo seguinte mais um jogo complicado, a Chapecoenese venceu o forte time do Criciúma por 3x2 depois de estar perdendo por 1x0 e 2x1. Na 3ª rodada jogou fora contra o Imbituba e empatou por 2x2. Seguindo o calendário, a Chapecoense voltou a jogar na Arena Condá, desta vez com o Metropolitano e venceu por 1x0 com gol no fim de Aloísio cobrando pênalti. Na 5ª rodada veio a primeira derrota, jogando contra o Joinville e com um jogador a menos em todo o 2º tempo, o time do oeste perdeu por 2x1. Na 6ª rodada, empate em casa com o Figueirense por 3x3 num jogo emocionante. Depois de sair perdendo, Aloísio com dois gols virou o jogo para o time da casa, mas 1 minuto depois o Figueirense empatou. Mas logo depois Everton Cezar voltou a colocar a Chapecoense na frente, mas 2 minutos depois empatou para o Figueirense novamente. Depois desse jogo, a Chapecoense começou a cair de rendimento. Perdeu para o Marcílio Dias por 3x1. Depois so precisava vencer o clássico contra o Concórdia em casa para garantir a vaga nas semifinais do 1º turno, mas mesmo fazendo gol aos 45 minutos do 2º tempo, permitiu o empate aos 50 minutos. No último jogo somente uma vitória contra o Brusque em casa daria uma vaga para o time verde e branco. E foi o que aconteceu.
Copa do Brasil 2012
A estréia foi contra o São Mateus-ES, com derrota por 2 a 1 em Colatina-ES e vitória por 3 a 1 em Chapecó, classificando para a segunda fase. Na segunda fase, a equipe enfrentou o Cruzeiro-MG. Na ida, a Chapecoense empatou por 1x1 em Chapecó. Na partida seguinte, na Arena do Jacaré em Sete Lagoas o Cruzeiro venceu por 4x1.
Acesso Série B
Em 2012 foi um ano histórico para a Associação Chapecoense de Futebol. Após a boa campanha feita no Campeonato Catarinense terminando na 3ª colocação, começou o Campeonato Brasileiro Série C 2012 motivada e em meio a muitos jogos terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo B. Na segunda fase jogou contra o Luverdense do Mato Grosso sediado na cidade de Lucas do Rio Verde. O primeiro jogo foi em Chapecó e, com o apoio da torcida a Chapecoense ganha por 3x0 e encaminha sua classificação para a Série B 2013. Na segunda partida em Lucas do Rio Verde foi um jogo muito tenso, que, com um pênalti no final da partida a equipe do Luverdense consegue ganhar a partida por 1x0. Porém foi muito pouco, e a classificação para a semifinal e o acesso ao Campeonato Brasileiro da Segunda divisão 2013 ficou com a Chapecoense. Houve-se muita festa em Chapecó, e todos os Chapecoenses comemoraram muito a classificação ao lugar em que se joga os 40 melhores times do Brasil.